
Sobre o curso
O curso de Introdução às Ciências do Mar e à Gestão dos Recursos Marinhos tem como objetivo fornecer conhecimentos básicos sobre os sistemas marinhos e os processos que regem a sua dinâmica e sobre o planeamento e gestão da exploração dos recursos que proporcionam. O curso tem o apoio do AIR Centre e do CoLAB +Atlantic e apresentará o estado da arte em termos do conhecimento e das tecnologias de suporte à monitorização e ao planeamento da gestão dos recursos.
O curso tem como principais alvos alunos de mestrado e alunos de doutoramento. Técnicos de serviços públicos e/ou de empresas com interesses nos sistemas marinhos poderão frequentar o curso se os primeiros não preencherem todas as vagas.
CALENDÁRIO DO CURSO
O curso terá início no dia 21 de julho e toda a parte letiva ficará concluída até 12 de setembro. O curso terá dois períodos letivos (21 a 31 de julho e 31 de agosto a 11 de setembro) e dois períodos de pesquisa e projeto (3 de agosto a 1 de setembro e 14 de setembro a 20 de outubro). A componente letiva terá 3.5 horas diárias de aulas e a componente de projeto deverá ser levada a cabo com uma dedicação da ordem de 10 horas semanais para não competir com a aprendizagem nos cursos frequentados pelos alunos.
BOLSAS E NUMERUS CLAUSUS
O curso tem 15 vagas para aulas presenciais e para estágios no IST e/ou na FCUL. Estes alunos terão bolsas de iniciação à investigação (BII) . As aulas, embora presenciais, serão transmitidas por zoom em tempo real, de modo a permitir que outros interessados possam assistir ao curso.
POPULAÇÃO ALVO
O curso tem como principais alvos:
- Alunos de mestrado,
- Alunos de doutoramento.
Outros interessados, e.g. técnicos de serviços públicos e/ou de empresas com interesses nos sistemas marinhos, poderão assistir às aulas remotamente.
ESTRUTURA DO CURSO
O curso terá 3 meses de duração e está dividido em três partes:
- Aulas descritivas, de introdução aos temas envolvidos no estudo dos sistemas marinhos e na exploração dos seus recursos,
- Aulas especializadas em quatro temas: Monitorização, Modelação, Robótica e Aquacultura.
- Aulas de projeto em que os alunos farão trabalhos de grupo de introdução à investigação e às tecnologias aprendidas na parte letiva do curso.
Aulas introdutórias
O objetivo destas aulas é a apresentação dos vários aspetos do sistema marinho em termos de ciências, tecnologias, organização do seu estudo, da sua gestão e da sua exploração em Portugal. Esta parte do curso terá duas semanas de duração. Depois destas duas semanas de aulas, os alunos serão organizados em grupos de 2 a 3 alunos e farão um trabalho de pesquisa sobre um tema acordado na última aula. O trabalho de pesquisa terá 4 semanas de duração e será apresentado por cada grupo para o conjunto do curso, no primeiro dia de aulas da segunda parte letiva.
Nesta parte do curso serão apresentados os principais processos físicos e bioquímicos que determinam o funcionamento do sistema marinho, incluindo (a) as grandes correntes oceânicas e o seu papel na redistribuição de calor (clima) e de nutrientes e suas consequências sobre os recursos biológicos (b) a interação entre a circulação oceânica e a plataforma continental e as suas implicações para o funcionamento dos sistemas costeiros e (c) os sistemas estuarinos e os impactes antropogénicos. A componente de introdução incluirá ainda a componente tecnológica que suporta o estudo do sistema marinho, a caracterização dos seus recursos, a sua proteção e a sua exploração. Esta componente inclui a introdução à modelação matemática e aos métodos e tecnologias de monitorização do ambiente marinho utilizando sensores e sistemas robóticos em rede, assim como sensoriamento remoto. A introdução será completada por uma componente de exploração dos recursos marinhos orientada para a aquacultura. Durante a introdução será descrita a infraestrutura portuguesa para o estudo dos sistemas marinhos e para a exploração dos seus recursos, bem como as principais organizações internacionais dedicadas ao estudo do oceano global.
Aulas de especialização
As aulas de especialização abordarão três grandes temas:
- Modelação Ambiental e Aquacultura
- Robótica Marinha,
- Monitorização Ambiental
Estas aulas serão lecionadas na primeira quinzena de setembro das 9:30 às 13:00.
A divisão do curso em 3 subgrupos de 4 a 6 alunos justifica-se pela variedade dos temas e pela incapacidade de todos os alunos seguirem todos os temas, seja pela formação de base que possuem, seja pelo tempo que teriam de despender para os abordarem a todos. As aulas serão transmitidas por zoom em tempo real e gravadas. Os alunos que se interessem por mais do que um tema, poderão assistir presencialmente a um deles e através das gravações a outro(s).
Aulas de projeto
O projeto será realizado no seio de grupos de investigação, podendo incluir estágios em empresas. Durante este período os alunos aprofundarão – preferencialmente em grupos de dois - um trabalho iniciado durante as aulas de especialização. O conjunto dos projetos será apresentado no final do curso para todos os alunos. Os projetos de Robótica submarina e de Modelação serão realizados no LARSyS/IST, respetivamente no DSOR/ISR e no MARETEC. Os projetos de Monitorização serão realizados no MARE/FCUL, no seio do projeto CoastNet. A modelação será baseada no sistema MOHID.
ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS
Todos os alunos terão um mentor que lhes será atribuído considerando a sua formação de base e a manifestação de interesse apresentada no formulário de candidatura. O mentor fará uma entrevista com o aluno na primeira semana do curso e ajudará o aluno a planear a sua participação no curso.
DOCÊNCIA DO CURSO
Ramiro Neves, António Pascoal, David Cabecinhas, Francisco Rego, Marcos Mateus, Francisco Campuzano e Lígia Pinto do IST, José Lino da Costa e Ana Brito da FCUL. O curso terá ainda lições convidadas por membros do CoLAB +Atlantic (Nuno Lourenço e André Oliveira) e do AIR Centre (Tânia Li Chen e Márcia Gonçalves) e ainda lições por colaboradores das empresas Hidromod e Sparos.
CANDIDATURAS
As candidaturas podem ser submetidas até ao dia 20 de julho às 13 horas. No entanto só são elegíveis para bolsa as candidaturas submetidas até às 9 horas do dia 17 de julho. As candidaturas são efetuadas através do preenchimento do formulário de candidatura.